[{"data":1,"prerenderedAt":544},["ShallowReactive",2],{"blog-article-pt-cout-cache-livraison-restaurant":3,"blog-locales-cout-cache-livraison-restaurant":518,"blog-related-pt-cout-cache-livraison-restaurant":527},{"id":4,"title":5,"body":6,"category":506,"categoryColor":507,"date":508,"description":509,"extension":510,"meta":511,"navigation":512,"path":513,"readTime":514,"seo":515,"stem":516,"__hash__":517},"blog\u002Fblog\u002Fpt\u002Fcout-cache-livraison-restaurant.md","Os custos ocultos da entrega: o que as comissões não dizem",{"type":7,"value":8,"toc":499},"minimark",[9,13,16,19,22,27,30,46,49,52,55,66,69,72,75,78,81,84,95,98,101,104,115,118,121,124,127,130,133,144,147,150,153,156,162,241,244,360,371,374,378,381,419,422,426,446,449,452,466,469,472,475,478,481,484,487,490,493,496],[10,11,12],"p",{},"Quando se fala em rentabilidade da entrega, cita-se sistematicamente a comissão da plataforma: \"30%, é caro\". É verdade, mas é apenas a parte visível. Atrás, outros custos menos óbvios prejudicam sua margem real. Aqui está o inventário completo.",[10,14,15],{},"Custo oculto 1: O embalamento premium",[10,17,18],{},"Um embalagem de qualidade representa de 0,80 a 1,50 € por pedido (caixas, sacos, baldes de molho, etiquetas). Em 1.000 pedidos\u002Fmês, são 800-1500 €.",[10,20,21],{},"Comparado com a sala onde você não tem embalagem, é um custo adicional puro. Frequentemente esquecido nos cálculos de margem de entrega.",[23,24,26],"h2",{"id":25},"custo-oculto-2-o-tempo-de-gestão","Custo Oculto 2: O Tempo de Gestão",[10,28,29],{},"Sem consultor, gerenciar múltiplas plataformas é demorado:",[31,32,33,37,40,43],"ul",{},[34,35,36],"li",{},"Atualização dos menus: 2h\u002Fsemana",[34,38,39],{},"Gestão das tablets em serviço: 20-30 min\u002Fdia",[34,41,42],{},"Resposta aos comentários: 1-2h\u002Fsemana",[34,44,45],{},"Relatórios e consolidação: 1h\u002Fsemana",[10,47,48],{},"Total: 8-10 horas por semana para um restaurante em 3 plataformas. Cobrando 15€\u002Fhora, são 130-150€ por semana, ou seja, 560-650€ por mês.",[10,50,51],{},"O custo oculto 3: Os reembolsos e penalidades",[10,53,54],{},"Cada mês, você perde dinheiro em:",[31,56,57,60,63],{},[34,58,59],{},"Cancelamentos por falta de estoque: 8-12 € por pedido × volume",[34,61,62],{},"Erros de preparação: 12-25 € por pedido reembolsado",[34,64,65],{},"Avaliações com menos de 3 estrelas: impacto na visibilidade (perda de pedidos futuros)",[10,67,68],{},"Para um restaurante médio, estas \"perdas\" representam frequentemente 200-400 €\u002Fmês.",[10,70,71],{},"Custo oculto 4: As perdas na cozinha",[10,73,74],{},"Todos os pratos não chegam em perfeitas condições na entrega. Quando o cliente reclama de um prato frio ou mal cozido, você faz o reembolso. Mas você ainda produziu o prato – custo de matéria-prima + tempo perdido.",[10,76,77],{},"Estimação: 1-2% dos pedidos de entrega geram uma perda direta. Em um carrinho médio de 30€, são 60-120€\u002Fmês.",[10,79,80],{},"Custo oculto 5: O desgaste do material",[10,82,83],{},"Mais comandos = mais estresse sobre:",[31,85,86,89,92],{},[34,87,88],{},"Seus aparelhos de cozinha (que se desgastam mais rápido)",[34,90,91],{},"Suas impressoras térmicas (papel, tinta, manutenção)",[34,93,94],{},"Suas tablets plataformas (a serem substituídas periodicamente)",[10,96,97],{},"Estimativa: 50-100 €\u002Fmês adicionais em consumíveis e amortecimento.",[10,99,100],{},"Custo oculto 6: As despesas variáveis",[10,102,103],{},"A energia consumida para preparar um prato de entrega não desaparece:",[31,105,106,109,112],{},[34,107,108],{},"Eletricidade (cozimento, iluminação, ventilação)",[34,110,111],{},"Água (preparo, pia extra)",[34,113,114],{},"Gás (cozimento)",[10,116,117],{},"Estimativa: 0,30-0,60 € por pedido, o que equivale a 300-600 €\u002Fmês para 1000 pedidos.",[10,119,120],{},"Custo oculto 7: A massa salarial em apuros",[10,122,123],{},"O aumento da demanda por profissionais qualificados está pressionando os salários para cima, mas nem sempre de forma equilibrada. As empresas, buscando atrair e reter talentos, estão dispostas a investir mais em remuneração, o que se traduz em um aumento geral da massa salarial. No entanto, esse aumento não é uniforme em todos os setores e regiões, e nem sempre acompanha o ritmo do crescimento econômico.",[10,125,126],{},"Essa disparidade pode gerar um \"custo oculto\" para as empresas, que precisam lidar com a pressão salarial sem necessariamente ver um aumento proporcional na produtividade ou nos lucros. Além disso, o aumento da massa salarial pode impactar a competitividade das empresas, especialmente aquelas que operam em mercados mais sensíveis a preços.",[10,128,129],{},"É importante ressaltar que a \"massa salarial em apuros\" não se refere a uma crise de salários, mas sim a uma situação de pressão crescente, que exige atenção e planejamento por parte das empresas e dos trabalhadores. A busca por um equilíbrio entre a valorização do trabalho e a sustentabilidade financeira das empresas é fundamental para garantir um futuro próspero para todos.",[10,131,132],{},"Em hora de pico, gerenciar a entrega frequentemente requer uma pessoa dedicada:",[31,134,135,138,141],{},[34,136,137],{},"Aceitação de pedidos",[34,139,140],{},"Coordenação com os entregadores",[34,142,143],{},"Gestão de imprevistos",[10,145,146],{},"Se você contar com uma pessoa 4h × 5 dias por semana, são 80h\u002Fmês = 1200 €\u002Fmês em encargos.",[10,148,149],{},"Custo oculto 8: O custo de oportunidade",[10,151,152],{},"Enquanto você gerencia a entrega, não gerencia o salão. Se o salão é mais rentável (o que é frequentemente o caso), cada hora passada na entrega é uma hora não investida no canal mais frágil.",[10,154,155],{},"Difícil de cifrar precisamente, mas real.",[10,157,158],{},[159,160,161],"strong",{},"Resumo para um restaurante médio",[31,163,164,170,176,182,188,194,200,206,212,218],{},[34,165,166,169],{},[159,167,168],{},"Conceito:"," Restaurante casual, com foco em comida caseira e ambiente acolhedor.",[34,171,172,175],{},[159,173,174],{},"Público-alvo:"," Famílias, jovens adultos e moradores locais.",[34,177,178,181],{},[159,179,180],{},"Cardápio:"," Pratos clássicos da culinária local, com opções vegetarianas e sem glúten. Preços acessíveis.",[34,183,184,187],{},[159,185,186],{},"Ambiente:"," Decoração rústica e convidativa, com música ambiente agradável.",[34,189,190,193],{},[159,191,192],{},"Marketing:"," Presença nas redes sociais, promoções semanais e programas de fidelidade.",[34,195,196,199],{},[159,197,198],{},"Equipe:"," Profissional, atenciosa e com bom atendimento ao cliente.",[34,201,202,205],{},[159,203,204],{},"Custos:"," Aluguel, salários, ingredientes, marketing e manutenção.",[34,207,208,211],{},[159,209,210],{},"Lucratividade:"," Margem de lucro de 15% a 20%.",[34,213,214,217],{},[159,215,216],{},"Dicas:"," Invista em um bom sistema de gestão de estoque, treine a equipe e ofereça um serviço de alta qualidade.",[34,219,220,223],{},[159,221,222],{},"Recursos adicionais:",[31,224,225,234],{},[34,226,227],{},[228,229,233],"a",{"href":230,"rel":231},"https:\u002F\u002Fwww.exemplo.com\u002Frestaurantes",[232],"nofollow","Site de referência sobre restaurantes",[34,235,236],{},[228,237,240],{"href":238,"rel":239},"https:\u002F\u002Fwww.exemplo.com\u002Ftendencias",[232],"Artigo sobre tendências gastronômicas",[10,242,243],{},"Para um restaurante com 1.000 pedidos de entrega\u002Fmês (3 plataformas), ticket médio de 25 €:",[245,246,247,260],"table",{},[248,249,250],"thead",{},[251,252,253,257],"tr",{},[254,255,256],"th",{},"Custo",[254,258,259],{},"Mensal",[261,262,263,272,280,288,296,304,312,320,328,340,350],"tbody",{},[251,264,265,269],{},[266,267,268],"td",{},"Comissão plataformas (28% médio)",[266,270,271],{},"7.000 €",[251,273,274,277],{},[266,275,276],{},"Embalagem",[266,278,279],{},"1.100 €",[251,281,282,285],{},[266,283,284],{},"Gestão (sem agregador)",[266,286,287],{},"600 €",[251,289,290,293],{},[266,291,292],{},"Reembolsos \u002F penalidades",[266,294,295],{},"300 €",[251,297,298,301],{},[266,299,300],{},"Perdas cozinha",[266,302,303],{},"100 €",[251,305,306,309],{},[266,307,308],{},"Desgaste material",[266,310,311],{},"75 €",[251,313,314,317],{},[266,315,316],{},"Despesas variáveis",[266,318,319],{},"450 €",[251,321,322,325],{},[266,323,324],{},"Mão de obra dedicada rush",[266,326,327],{},"1.200 €",[251,329,330,335],{},[266,331,332],{},[159,333,334],{},"Total custos entrega",[266,336,337],{},[159,338,339],{},"10.825 €",[251,341,342,347],{},[266,343,344],{},[159,345,346],{},"Receita entrega",[266,348,349],{},"25.000 €",[251,351,352,357],{},[266,353,354],{},[159,355,356],{},"Custos variáveis entrega",[266,358,359],{},"43 %",[10,361,362,363,366,367,370],{},"Para isso, é preciso adicionar o custo matéria (geralmente 30% do faturamento), o que equivale a 7.500 €. Restam ",[159,364,365],{},"6.675 € de margem bruta",", o que corresponde a ",[159,368,369],{},"27% de margem bruta",".",[10,372,373],{},"Está correto, mas distante dos 65-70% de margem bruta em sala.",[23,375,377],{"id":376},"como-reduzir-custos-ocultos","Como reduzir custos ocultos",[10,379,380],{},"Para reduzir os custos ocultos, é crucial identificar e abordar as áreas onde o dinheiro está sendo desperdiçado sem que você esteja ciente. Aqui estão algumas estratégias:",[31,382,383,389,395,401,407,413],{},[34,384,385,388],{},[159,386,387],{},"Análise detalhada das despesas:"," Revise suas contas bancárias, extratos de cartão de crédito e faturas para identificar gastos recorrentes e inesperados.",[34,390,391,394],{},[159,392,393],{},"Negociação de contratos:"," Entre em contato com seus fornecedores (internet, TV a cabo, seguros, etc.) para negociar melhores tarifas.",[34,396,397,400],{},[159,398,399],{},"Economia de energia:"," Adote hábitos que reduzam o consumo de energia em casa, como desligar aparelhos em stand-by, usar lâmpadas LED e ajustar a temperatura do termostato.",[34,402,403,406],{},[159,404,405],{},"Alimentação consciente:"," Planeje suas refeições, faça compras com uma lista e evite desperdícios.",[34,408,409,412],{},[159,410,411],{},"Transporte eficiente:"," Considere alternativas ao carro, como transporte público, bicicleta ou caminhada.",[34,414,415,418],{},[159,416,417],{},"Revisão de assinaturas:"," Cancele assinaturas que você não usa ou que podem ser substituídas por alternativas mais baratas.",[10,420,421],{},"Ao implementar essas medidas, você poderá reduzir significativamente os custos ocultos e melhorar sua saúde financeira.",[23,423,425],{"id":424},"dicas-adicionais","Dicas adicionais",[31,427,428,434,440],{},[34,429,430,433],{},[159,431,432],{},"Crie um orçamento:"," Um orçamento bem elaborado é a base para controlar suas finanças e identificar áreas de corte de gastos.",[34,435,436,439],{},[159,437,438],{},"Automatize suas economias:"," Configure transferências automáticas para uma conta poupança para garantir que você esteja economizando regularmente.",[34,441,442,445],{},[159,443,444],{},"Busque ajuda profissional:"," Se você estiver com dificuldades para controlar suas finanças, considere procurar um consultor financeiro.",[10,447,448],{},"Investir em um agregador",[10,450,451],{},"Uma ferramenta como Pepprio (~150 €\u002Fmês) reduz drasticamente:",[31,453,454,457,460,463],{},[34,455,456],{},"Custo oculto 2 (gestão): -400 €\u002Fmês facilmente",[34,458,459],{},"Custo oculto 3 (reembolsos): -100 a -200 €\u002Fmês graças a menos erros",[34,461,462],{},"Custo oculto 5 (desgaste de material): tablets plataformas desativadas",[34,464,465],{},"Custo oculto 7 (corrida salarial): -500 €\u002Fmês em média",[10,467,468],{},"Economia líquida: 800-1100 €\u002Fmês para um custo de 150 €. ROI evidente.",[10,470,471],{},"Otimizar a embalagem",[10,473,474],{},"Escolher um embalagem otimizada (não a mais cara, mas a melhor adaptada) pode reduzir em 0,20 € o custo unitário — o que equivale a 200 €\u002Fmês em 1 000 pedidos.",[10,476,477],{},"Adaptar sua placa",[10,479,480],{},"Remover os pratos que viajam mal do seu menu de entrega reduz os custos ocultos 4 e 5 (perdas, reembolsos).",[10,482,483],{},"Medir a rentabilidade por prato e por canal",[10,485,486],{},"Sem dados precisos, você toma decisões ruins. Um painel de análise unificado (o Pepprio fornece para a entrega) mostra onde estão os verdadeiros pontos de fuga.",[10,488,489],{},"Em conclusão, a situação é complexa e exige uma abordagem multifacetada. Precisamos considerar tanto os aspectos econômicos quanto os sociais, buscando soluções que beneficiem a todos os envolvidos. É fundamental promover o diálogo e a colaboração entre os diferentes atores, garantindo que as decisões sejam tomadas de forma transparente e democrática. A longo prazo, o sucesso dependerá da nossa capacidade de construir um futuro mais justo e sustentável para as próximas gerações.  Não podemos nos dar ao luxo de ignorar os desafios que se apresentam, mas sim enfrentá-los com coragem e determinação.  Acredito que, com o esforço conjunto e a vontade política necessária, podemos alcançar resultados positivos e transformar a realidade.  Lembrem-se: o futuro está em nossas mãos.",[10,491,492],{},"A rentabilidade da entrega não se resume à comissão da plataforma. Os custos ocultos frequentemente representam 15-20% da receita de entrega, além da comissão visível.",[10,494,495],{},"Mas estes custos ocultos são também os mais otimizáveis: com uma boa infraestrutura técnica, disciplina operacional e acompanhamento analítico preciso, você pode eliminá-los em 50-70 %.",[10,497,498],{},"O Pepprio ajuda os restaurantes a identificar esses custos ocultos e a reduzi-los estruturalmente. A margem real melhora – frequentemente mais do que o que teria sido ganho negociando 1-2 pontos de comissão adicionais.",{"title":500,"searchDepth":501,"depth":501,"links":502},"",2,[503,504,505],{"id":25,"depth":501,"text":26},{"id":376,"depth":501,"text":377},{"id":424,"depth":501,"text":425},"Estratégia","is-danger","2025-04-12","A comissão da plataforma é visível. Mas por trás, outros custos impactam sua rentabilidade. Decifrando os custos ocultos e como controlá-los.","md",{},true,"\u002Fblog\u002Fpt\u002Fcout-cache-livraison-restaurant","6 min",{"title":5,"description":509},"blog\u002Fpt\u002Fcout-cache-livraison-restaurant","2E_VWpYr_Py1EAKV9w0amFx2u2on9wbSkT5kpHFLRp8",[519,520,521,522,523,524,525,526],"ar","ca","fr","de","en","es","it","pt",[528,533,539],{"path":529,"title":530,"description":531,"category":506,"categoryColor":507,"date":532,"readTime":514},"\u002Fblog\u002Fpt\u002Fautomatisation-cuisine-restaurant-tendances","Automação na cozinha: onde estamos em 2025?","Robôs, IA, gestão inteligente de estoque: a cozinha de restaurantes se digitaliza. Panorama e perspectivas concretas para os restauradores.","2025-02-28",{"path":534,"title":535,"description":536,"category":506,"categoryColor":507,"date":537,"readTime":538},"\u002Fblog\u002Fpt\u002Fchecklist-ouverture-restaurant-livraison","Abrir seu restaurante para entrega: lista de verificação completa para começar com o pé direito","Você está lançando a entrega no seu restaurante? Aqui está a lista de verificação completa para não esquecer nada — equipamentos, plataformas, processos.","2025-04-02","8 min",{"path":540,"title":541,"description":542,"category":506,"categoryColor":507,"date":543,"readTime":514},"\u002Fblog\u002Fpt\u002Fclick-collect-restaurant-developer","Clique e Recolha para restaurantes: por que é o canal mais rentável","O cliente faz pedidos online e retira no seu estabelecimento. Sem comissão, sem entregador, margem máxima. Como desenvolver este canal.","2025-06-15",1790617956507]